quinta-feira, 31 de julho de 2014

5 dicas de Redação

Postado por Alícia Guimarães às 15:28

5 Dicas de Redação


Oi, férias. Vocês voaram?! Só pode... Ontem mesmo eu estava ficando de férias, e hoje já voltaram as aulas. Que tipo de máquina para o futuro foi essa que entrei? Não sei vocês, galera, mas as minhas férias VOARAM! Talvez tenha sido ao meu trabalho enorme com o livro (sim, consegui!), passei as férias inteiras trabalhando nele, e quando consegui uma folga (há umas duas semanas), fui tentar aproveitar o tempo de folga para sair com a minha família E com os meus amigos. Sempre é bom, né? Não tive tempo nem para ler! Só li dois livros, e irei fazer uma crítica dos dois, mas enfim, isso é assunto para o próximo post...

O foco agora é a Redação do ENEM. Tudo bem, da medo só de pensar! Porém, as férias acabaram, temos que voltar para a luta e para o nosso objetivo! Não é anormal pensar que a Redação é o pior ponto da prova, já que o peso maior sempre recai sobre ela. Contudo, não se desesperem. Eu não sou a melhor pessoa do mundo para ajudá-los com essa difícil tarefa de dar "dicas" para o ENEM. Sou só um projeto de escritora! Por este motivo, entrei em contato com a minha professora de Redação, a senhorita Erika Leal, para que ela me ajudasse nisso. Tia Erika me deu cinco dicas exclusivas e que podem ajudar muito os mais dificultados. 

• Ler bem a proposta identificando as palavras chaves que são essenciais ao tema.
Procura organizar o texto em 4 parágrafos (sempre que houver mudança de ideia). Lembrando que a introdução apresenta o assunto. O desenvolvimento discute a temática, justificando o porquê das ideias e a conclusão com medidas que amenizem uma problemática.
• Articular as ideias utilizando os elementos de coesão, evitando repetições e clichês.
Revise os aspectos gramaticais e observe a linguagem utilizada.
• Faça sempre a revisão do seu texto, sendo claro e objetivo. Lembre que outras pessoas terão contato com ele. Portanto ele deve ser compreensível e respeitar os direitos humanos no caso do Enem.
Tá vendo como não é nada "de outro mundo". Resumindo tudo isso, o importante é prestar atenção no que você está fazendo e, principalmente, no que você está escrevendo. O seu texto será exposto para uma banca que vai te "julgar". Então, tome sempre cuidado.

É isso, pessoal. O post tá bem pequeno (do tamanho do meu tempo haha), mas prometo voltar com mais coisas legais e interessantes no decorrer do mês ;)

Beijos,
Alícia Guimarães.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Letras&Cupcakes Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos