quinta-feira, 30 de julho de 2015

"Você tem 17 anos e já escreveu um livro?"

Postado por Alícia Guimarães às 13:13

"Você tem 17 anos e já escreveu um livro?"


Dia desses eu estava entregando uns convites para o lançamento do meu livro a alguém que não me lembro agora, quando de repente, a pessoa me olha com os olhos arregalados e solta o famoso: "Meu Deus, você tem 17 anos e já escreveu um livro?". Eu poderia ficar surpresa. Poderia, mas não fiquei. Não é a primeira e eu sei que não será a última vez que vou escutar esta frase típica. 

Não, eu tenho 17 anos e vou publicar um livro. Escrever, eu já escrevi vários. Nas minhas contas, foram 4 livros. Válidos, uns 3. Digo isso porque até hoje não acabei o 3º, pulei para o 4º e resolvi publicar. Além de livros, ainda escrevi umas 2 Fanfics e umas 4 web novelas. Orgulho-me disso. Porém, não é a coisa mais anormal do mundo e está muito longe de ser. Dou graças aos céus por ter nascido em uma era de tecnologia (não que eu quisesse realmente, por mim, eu teria nascido em Londres na década de 60, desculpem se sou fã dos Beatles). Mas, aos 11 anos, eu já escrevia. Escrevia muito. Passava o dia todo escrevendo. Eu me lembro bem de uma época da minha vida em que eu só escrevia. Adeus, vida social. Entretanto, eu "parei" a vida para escrever porque eu quis mesmo. Não que isso fosse uma obrigação de verdade. A gente aprende a administrar o tempo com o passar dele.
Existem várias meninas de 13 anos que escrevem muito! Ninguém dá valor porque elas não publicam. Mas escrevem. Como se escrever e publicar na internet não fosse complicado. Eu comecei pela internet, como a maioria das meninas da minha idade, e adoro isso. O problema do "livro físico" é que você tem que achar uma editora que goste do seu estilo literário e queira apostar em você. Porque eles apostam tudo no escritor quando querem, a gente é tipo o "produto" deles. Tem que vender. Em uma editora, há prazos, em blogs não. Nós escrevemos quando queremos.
Eu me orgulho muito de ter 17 anos e ter escrito um livro, não por achar isso uma coisa de outro mundo, mas por gostar de escrever desde cedo. Claro, tem que ter maturidade, muita até. Porque não é fácil escrever um romance aos 14 anos de idade. É, eu tinha 14. Você tem que saber como os casais se comportam, como as pessoas se comportam em relação ao amor e saber lidar com o amor propriamente dito. Amar é complexo. Falar de amor é mais complexo ainda, principalmente quando se tem pouquíssima ou nenhuma experiência do assunto. É o que acontece quando se é pré-adolescente.
Teve momento que eu pensei em desistir do livro, pensei em desistir da literatura, mas as pessoas apostavam e me diziam para não parar. Foram vários momentos, na verdade. Eu chorei muito na época de escrever algumas cenas. Não por elas serem emocionantes o suficiente para me fazerem chorar, mas, porque eu simplesmente não conseguia e nem fazia ideia do que escrever. Aconteceu no capítulo do beijo (tá, isso é quase um spoiler do livro, quase!), gente, sério, eu juro. Eu chorei muito porque não conseguia sair do canto. Uma semana depois, quando terminei o parágrafo, ri do meu desespero porque eu fui capaz de escrever isso e muito mais. Como, por exemplo, escrever sobre um lugar que eu nunca fui. Assisti tantos vídeos, que quando eu for a Disney, já vou saber exatamente o que fazer sem nem precisar de mapa, se brincar.
O problema em escrever cedo é ter pouca experiência de vida, é saber que escrever um livro não é fazer cópia de outro que você já leu, é tirar momentos que existem apenas na sua cabeça e passar isso para a cabeça de outra pessoa. É meio que uma telepatia por meio das palavras. Você tem que saber bem o que está descrevendo para as pessoas. É difícil mesmo. Portanto, nós, escritores mirins, não somos "nerds", superdotados ou gênios da língua portuguesa só porque escrevemos um livro. Se fosse assim, seria mérito de todo escritor, não só da gente que tem menos de 18 anos. Somos inteligentes o suficiente para colocar pensamentos, sentimentos e ideias no papel. Elogiem-nos, a gente merece. Assim como qualquer tipo de escritor existente no planeta.

Beijinhos,
Alícia Guimarães

1 comentários:

Alícia Guimarães on 30 de julho de 2015 19:08 disse...

Lindo !

Postar um comentário

 

Letras&Cupcakes Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos